O Ceratocone é uma ectasia associada a afinamento da córnea causado por desestruturação do colágeno que a compõe. O Ceratocone leva a perda da asfericidade (curvatura) normal corneana, causando de forma progressiva diminuição e distorção da visão. Frequentemente acomete ambos os olhos sendo diagnosticado mais comumente em indivíduos jovens na adolescência, entretanto pode já estar presente em crianças.
O tratamento desta doença é feito de forma não cirúrgica com óculos e lentes de contato. Entre os tratamentos cirúrgicos estão o implante de anel intra-corneano, o cross-linking e o transplante de córnea.
- Implante de Anel Corneano intra-estromal
O Anel Corneano é uma peça de acrílico que quando implantada tem como objetivo diminuir a curvatura coenana e as irregularidades causadas pela doença.
- Cross-linking
O Cross-linking do colágeno corneano é realizado com riboflavina colírio e luz ultra violeta tendo como objetivo endurecer a córnea, evitando a progressão da doença.
- Transplante de Córnea
O transplante de córnea é realizado em pacientes que apresentam formas avançadas da doença, onde a córnea doente é substituída por outra córnea doadora. O transplante de córnea pode ser Penetrante (toda a córnea é trocada) ou Lamelar Anterior (onde somente é trocada a parte doente da córnea, preservando a porção corneana normal e tornando esta técnica mais segura).