A hiperglicemia crônica ( descontrole do Diabetes ) é o principal fator para o aparecimento da retinopatia. Ainda, a predisposição genética individual de cada paciente também é importante para o desenvolvimento da doença.
A principais lesões retinianas associadas ao Diabetes são vasculares como os microaneurismas e os neovasos. Além destas, são observadas microhemorragias, exsudação, edema retiniano (edema macular) e o descolamento tracional de retina.
O tratamento da Retinopatia Diabética inicia com o controle rigoroso da glicemia (nível de açúcar no sangue) que inclui dieta específica, uso de medicações anti diabéticas e insulina. Frequentemente os pacientes apresentam Hipertensão Arterial Sistêmica (pressão alta) e Dislipidemia (níveis de colesterol e triglicerídeos elevados) o que agrava as lesões do Diabetes. O tratamento Oftalmológico do Diabetes inclui a fotocoagulação retiniana (sessões de laser na retina), aplicação de quimioterápico ocular e vitrectomia (cirurgia reservada para os estágios mais avançados da doença).
Retina Normal |
Retinopatia Diabética |
Nenhum comentário:
Postar um comentário